Saúde,
Falando sobre a saúde
Oiiii gente!
Tudo bem com vocês??
Hum hoje vou falar de uma coisinha NADA kawaii =/ , algo que me acompanha desde os 9 anos de idade, o Transtorno Obsessivo Compulsivo!
É um nome assustador, confesso, e bem ruim para quem tem também.
Sei que "surgiu" de um trauma de infância, quando tinha uns 9 anos e minha mãe começou a perceber que eu incomodava muito ela encostando inúmeras vezes no braço dela ou guardando e tirando do lugar o mesmo item inúmeras vezes.... foi aí que ela percebeu que eu agia estranhamente e me levou ao médico.
Não sei como que é na maioria das pessoas mas vou explicar como foi comigo no começo (hoje com 26 anos, ainda tenho o TOC só que mais "aceitável" socialmente)
Adoro números positivos e pares (2, 4, 6, 8...) para mim é um número "completo" ou seja ele tem o seu parceiro e nunca fica sozinho e isso me deixa tranquila. Entre o lado ESQUERDO e DIREITO, adoro o DIREITO me deixa mais tranquila, para mim eu associo com os números pares... já que lemos da esquerda para a direita é como se o ESQUERDO fosse o 1 e o DIREITO o 2.
Então sempre que preciso fazer o "ritual" de repetição eu utilizo os número pares - exemplo: encostar na porta, preciso encostar 2x no mínimo, mas normalmente nunca acaba rápido os "rituais" (assim que eu chamo eles). Você precisa fazer + 4x depois + 2x de novo e assim por diante, então fica BEM chamativo, todos percebem que você tem algum problema kkkk
Eu chamo de "ritual" este processo de encostar nas coisas ou fazer a DETERMINADA ação pois cada vez é diferente mas sempre segue a mesma "lógica" e vou descrever aqui para vocês:
- Algo acontece na cabeça kkkk e me vem um pensamento muito mais muito ruim, como morte, traição, separação etc...
- Então eu PRECISO fazer alguns "comandos" (sei lá como uma oração só que com ações) para me livrar destes sentimentos, na cabeça passa algo como "Se eu não fizer ISSO, TAL coisa vai acontecer" e mesmo que você, racionalmente, saiba que NÃO precisa fazer o ritual pois não mudará nada, você se sente OBRIGADO e não consegue se controlar (é estranho dizer isso... mas é assim mesmo)
- Você faz o "ritual"
- Depois você se acalma e para os pensamentos ruins
- Depois você se sente mal por não conseguir controlar a SI mesmo
- FIM T_T
O pior de tudo é que você prejudica a si mesmo, pois a porta não vai cair se você encostar 36 vezes nela, porém você se destrói por dentro, a repetição cria mais ansiedade e deixa você super irritado querendo terminar logo o "ritual" e aí que vem o problema VOCÊ NÃO CONSEGUE TERMINAR.
Já fiquei muitas noites, quando criança, sem dormir direito (na época eu dormia com a tv ligada pois tinha medo do escuro) eu precisava virar a cabeça e olhar para a TV 2x antes de dormir (o mesmo caso da porta digamos assim), só que eu ficava tão agitada e não conseguia controlar a situação que me dava ataque de choro por não ser capaz de parar com aquilo.
Já fiz muitos acompanhamentos com homeopatia que me ajudaram muito, porém nunca segui 100% certinho os tratamentos e acredito que por causa disso eu não estou curada.
Hoje em dia ainda tenho meus "rituais" mais eu consigo conviver melhor com eles e eles não me irritam tanto, ainda faço algumas coisas como "verificar 2 ou 3 vezes se o carro ou a casa está trancada", "arrumar um objeto no lugar mais de um vez" e etc... "aprendi" a fazer meus rituais sem que ninguém percebesse pois é bem constrangedor, eu sei que ninguém entenderia...
O engraçado é que eu sou SUPER bagunceira e não me incomodo com coisas desalinhadas, o meu problema mesmo é a repetição de uma ação.
Desejei escrever sobre isso pois sempre procurei saber como as outras pessoas com TOC se sentem, para mim a pior fase foi no início.. mas já convivo com o TOC a 17 anos.
OK, o importante é não perder a esperança, viu? Eu sigo buscando novos tratamentos e comigo mesma...
Beijinhussssssss
0 comentários: